Saturday 17 October 2015

História do Chá

A origem do consumo do chá está envolta em mistério e mito, assim como quando e onde foi o chá consumido pela 1ª vez como uma bebida permanece matéria de conjecturas.

Contudo, oficialmente, diz-se que o imperador Chinês Shan Nong (também chamado Shenmong) aclamado fundador da medicina Chinesa descobriu o Chá em 2737 B. C. durante uma viagem, quando algumas folhas lhe caíram na sua chávena de água quente.

Ele testou imediatamente o seu sabor e parece ter descoberto algumas das suas propriedades restauradoras incluindo a habilidade para eliminar as toxinas do organismo. Adicionalmente, há evidência que o chá terá crescido também em outros países orientais há mais de 4500 anos.



O chá tem suportado e sobrevivido às convulsões sócio-económicas e culturais de inúmeras sociedades em diferentes nações há tanto tempo quanto o da era da civilização humana, considerando-se este entrelaçado com a própria história do ser humano. Actualmente o chá faz de tal maneira parte da cultura oriental e da sua forma de vida, que dificilmente haverá um evento social privado ou público em que o chá não desempenhe um papel crucial.

Existem numerosas lendas, mitos, provérbios e poemas acerca do chá que lhe concedem um charme oriental místico. De acordo com uma história popular, crê-se que Lord Buddha terá descoberto o chá, quando acidentalmente uma folha de chá caiu na chávena de água que segurava enquanto meditava debaixo de uma árvore.

Contudo, Lord Buddha viveu há cerca de 2600 anos , isto é, 600 anos antes de Cristo, enquanto que o imperador chinês Shan Nong, o qual também se crê ter contribuído para a descoberta do chá,  viveu 2700 anos antes de Cristo , ou seja 2000 anos antes de Lord Buddha.

continua.....www.imporcha.com

Tuesday 13 October 2015

“God bless the man that first discovered Tea!” Robert W. Service (1874-1958)

Conta a lenda......

a árvore do chá foi descoberta, por acaso, no ano 2737 a.C., quando o Imperador chinês Shên Nung, mais conhecido como o “Curandeiro divino”, dava um passeio pelas suas propriedades

a determinada altura pediu que os seus servidores lhe fervessem um pouco de água enquanto descansava à sombra de uma árvore. Foi precisamente dessa árvore que uma folha se soltou e caiu dentro da taça de água fervida. 

sem reparar, o Imperador bebeu, nacendo assim a primeira chávena de Chá. 

é bem provável que esta lenda nem seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente.




HISTÓRIA

Origem no ponto de confluência entre o Nordeste da India, Norte da Birmânia, Sudoeste da China e Tibete

No Sec. X a.C. o Chá já era usado como medicamento na China, chegando a ser usado como moeda de troca dado o seu elevado valor

Em 1557 Portugal estabeleceu um porto comercial em Macau, divulgando esta bebida Chinesa e o termo Chá tornou-se amplamente conhecido

Portugal terá sido dos primeiros paises a introduzir o Chá na Europa, tendo sido a Princesa Catarina de Bragança a introduzir o conceito em Inglaterra 

Os pimeiros europeus a visitarem o Sri Lanka foram os Portugueses em 1505, tendo apelidado a ilha de Ceilão

O Sri Lanka (original Ceilão) é actualmente o 4º maior produtor de Chá no Mundo, sendo reconhecido pela sua elevada qualidade.

continua........#imporcha.com

Sunday 11 October 2015

O que é o chá?



É muito dificil imaginar o mundo sem CHÁ,  a qual é a bebida mais consumida depois da água natural. Basicamente, o CHÁ é a fermentação obtida das folhas frescas ou secas, gomos ou entrenós, da planta Camellia Sinensis. Muitos ficarão chocados ao saber que os chamados “chás de ervas” e ” infusões de chás” não são realmente chás derivados da planta Camellia Sinensis;  mas simplesmente uma parte de qualquer outra erva ou planta incluindo as suas folhas frescas ou secas, gavinhas, gomos, nódulos, flores, sementes, hastes, raízes, etc. Todos eles contribuem para a maravilhosa variedade de CHÁ, o qual é bom não só como calmante, revigorante e refrescante, mas também pelos  inumeráveis e espantosos  benefícios para a saúde.


 O CHÁ na sua forma crua é geralmente disponibilizado como um produto de agricultura embalado ou então em folhas soltas pré-processadas. O produto goza actualmente de tal aceitação a nível mundial que a planta é referida como CHÁ , sendo o seu nome original confinado apenas para propósito cientifico ou botânico.

     Espécie: CAMELLIA SINENSIS

Género: Camellia
Família: Theaceae
Divisão: Magnoliophyta
Reino: Plantae



A planta do Chá cresce como uma àrvore. É podada para facilitar a colheita. 






Outros nomes populares: chá, chai, chá-da-Índia, chá das 5, banchá,......




continua .. www.imporcha.com

Saturday 10 October 2015

Imporchá Quem Somos

Imporchá é uma empresa de cariz familiar, apaixonada por chás de todo tipo. Sabemos que uma chávena de chá quer seja pelas suas propriedades relaxantes e terapêuticas quer seja pelas suas propriedades energéticas provoca em cada um de nós uma sensação de reconforto e prazer. Neste sentido, estamos constantemente a experimentar e a desenvolver novos chás tendo sempre em consideração, a constante alteração do gosto e do paladar nos nossos clientes. Por esta razão, pretendemos vincular a nossa presença, crescendo sempre com a preocupação pelos nossos fornecedores e pelos nossos clientes, satisfazendo as suas necessidades e respondendo aos seus desejos. 
Para aliciar o seu palato e o seu estado de espírito oferecemos uma diversidade de chás cujo aroma natural é, simplesmente, inspirador e sensacional, que apela aos seus sentidos e o leva até às origens: as montanhas e planícies atapetadas de plantas de chá de onde emana um aroma subtil e único. Contudo, somos altamente selectivos quanto a quem e onde adquirimos os chás para o desenvolvimento de futuras misturas.