Saturday 17 October 2015

História do Chá

A origem do consumo do chá está envolta em mistério e mito, assim como quando e onde foi o chá consumido pela 1ª vez como uma bebida permanece matéria de conjecturas.

Contudo, oficialmente, diz-se que o imperador Chinês Shan Nong (também chamado Shenmong) aclamado fundador da medicina Chinesa descobriu o Chá em 2737 B. C. durante uma viagem, quando algumas folhas lhe caíram na sua chávena de água quente.

Ele testou imediatamente o seu sabor e parece ter descoberto algumas das suas propriedades restauradoras incluindo a habilidade para eliminar as toxinas do organismo. Adicionalmente, há evidência que o chá terá crescido também em outros países orientais há mais de 4500 anos.



O chá tem suportado e sobrevivido às convulsões sócio-económicas e culturais de inúmeras sociedades em diferentes nações há tanto tempo quanto o da era da civilização humana, considerando-se este entrelaçado com a própria história do ser humano. Actualmente o chá faz de tal maneira parte da cultura oriental e da sua forma de vida, que dificilmente haverá um evento social privado ou público em que o chá não desempenhe um papel crucial.

Existem numerosas lendas, mitos, provérbios e poemas acerca do chá que lhe concedem um charme oriental místico. De acordo com uma história popular, crê-se que Lord Buddha terá descoberto o chá, quando acidentalmente uma folha de chá caiu na chávena de água que segurava enquanto meditava debaixo de uma árvore.

Contudo, Lord Buddha viveu há cerca de 2600 anos , isto é, 600 anos antes de Cristo, enquanto que o imperador chinês Shan Nong, o qual também se crê ter contribuído para a descoberta do chá,  viveu 2700 anos antes de Cristo , ou seja 2000 anos antes de Lord Buddha.

continua.....www.imporcha.com

No comments:

Post a Comment